sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Renovando o Passaporte

Para quem está programando uma viagem, é bom ficar ligada(o) na data de validade do passaporte. A maioria dos países só aceita passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. Por exemplo, se você está programando uma viagem em janeiro e o seu passaporte vence em abril, provavelmente você terá problemas para entrar no país escolhido. Então, fique de olho nisso! Imagina, programar tuuudo certinho para a viagem dos sonhos e não conseguir embarcar por conta do vencimento do passaporte.

Bem, eu precisei renovar meu passaporte novamente (já é o terceiro) e foi bem tranquilo. Apesar do valor ser meio “salgadinho”, R$ 257,25 (em janeiro/2017), o processo foi bem tranquilo. Primeiro você tem que entrar no site da Polícia Federal ( aqui ) lá você vai clicar em “requerer passaporte”, o procedimento é o mesmo para fazer um novo, já que não tem a opção de “renovar”. Após clicar em “requerer passaporte”, você vai preencher com as informações solicitadas, vai gerar o protocolo e a GRU (guia para o pagamento). Após efetuar o pagamento, você deve entrar no site para agendar a visita na PF. A confirmação de pagamento deve ser liberada em 24 horas, em média. No meu caso, no dia seguinte do pagamento já consegui agendar a data.

Eu paguei no dia 08 de dezembro e consegui data livre para agendamento no 11 de janeiro, acredito que essa época a procura é maior.

Levei toda a documentação solicitada ( Veja aqui ), lembrando que a foto eles tiram lá. Dessa vez não foi necessário amarrar o cabelo (da última vez me pediram), apenas coloquei ele para trás, para deixar o seu rosto bem “visível”. Meu horário estava marcado para 12h50, e como gosto de chegar cedo, cheguei lá por volta das 11h30 e depois de 5 minutos já me chamaram. Foi super rápido. Eu fiz aqui em Florianópolis, na unidade da Polícia Federal da Agronômica (Av. Beira-Mar Norte). Agora, só preciso ir buscar, a data provável é no dia 19 de janeiro (ou seja, uma semaninha depois, bom né?!).

Valeu, kisses,

Simone Malagoli


Nenhum comentário:

Postar um comentário